A internet das coisas (IoT) tem sido uma aliada dos administradores de condomínios, ela é o pilar dos edifícios inteligentes (Smart Buildings), que possuem tecnologias que facilitam a automação e monitoração, reduz custos aumentando a segurança e ajudando ao meio-ambiente.

Entenda mais sobre o que é o Smart Building e conheça suas principais características e vantagens.

O que são edifícios inteligentes?

São edifícios comerciais e residenciais que foram construídos ou receberam tecnologias aplicadas aos seus processos gerenciais, automatizando e monitorando rotinas. 

Os prédios inteligentes são equipados para controlar e acompanhar de forma remota os mais variados sistemas e subsistemas, como conjunto de elevadores inteligentes, sensores que monitoram a qualidade do ar, sensores de temperatura que regulam aparelhos de ar-condicionado, sensores de iluminação que ligam e desligam a iluminação, sistemas de acompanhamento de entregadores e prestadores de serviços, eles controlam o acesso de áreas restritas, e contribuem para o uso sustentável de recursos, com respectiva economia de água e do uso de energia, entre muitas outras funções.

Como funcionam os Smart Buildings?

São instalados conjuntos de sensores e câmeras que permitem automatizar e monitorar as rotinas das áreas desejadas, obtendo e processando os dados de forma estruturada para guiar ações e contribuir com o aprimoramento dos processos.

A compreensão do padrão de uso, permite identificar rapidamente os indicadores antecedentes de problemas que estão para ocorrer, como falta d´água e danos em motores, promovendo economias significativas e maior conforto dos moradores.

Vantagens de ter um edifício inteligente.

Economia

Uma grande vantagem da aplicação desta tecnologia é a redução dos custos de pessoal e da manutenção e operação dos edifícios, com um significativo aumento da eficiência e menor índice de falhas.

Praticidade

Esses edifícios possuem várias funções automatizadas ou orientando os tomadores de decisão a realizarem os esforços de forma preventiva, ou corretiva com a maior assertividade possível, evitando danos e esforços desnecessário.

Precisão de dados e informações

A coleta de dados estruturados ajuda a entender o funcionamento do condomínio e criar modelos e padrões de funcionamento idealizados.

Estes dados podem ajudar a detectar por exemplo um vazamento em estágio inicial ou que o motor de elevador vai parar de funcionar.

Segurança

O conjunto de sistemas de segurança instalados, aumenta a proteção dos usuários e ajudam a minorar emergências como incêndios e roubos.

Redução de consumos de energia e água

Proporciona a utilização mais eficiente dos recursos utilizados, levando diminuindo o desperdício e menor impacto ao meio ambiente.

As soluções da IOTIZA

A IOTIZA, fornece soluções prontas para Smart Building, prontos para serem instalados, e fornece consultoria com desenvolvimento de solução customizada para resolver os problemas mais complexos de seu condomínio.