Este artigo trata dos aspectos relevantes que antecedem qualquer tentativa de inovar.

Inicialmente, é necessário definir, para diferenciar, o que é inventar e o que é inovar.

Inventar é descobrir, criar algo que não se havia concebido. Não há compromisso com realizar, transformar. Em uma conversa com amigos, por exemplo, podemos inventar muitas coisas.

Inovar é tornar novo, renovar, restaurar. Repare que é muito mais amplo e guarda relação direta com ação, com implantar e usar. Portanto, para  inovar, é preciso transpiração, vontade e pecepção de valor que justifique, economicamente, o movimento de transformar nossos processos e negócios.

Aspectos

Entendo que, para inovar, seja primordial atender aos 3 aspectos que antecedem  qualquer ação neste sentido: Comportamental, Processual e Empresarial.

1. Aspecto Comportamental:

Eu e minha empresa temos interesse em inovar?
Sem o interesse humano e corporativo em inovar, não há avanços significativos nessa jornada ou muito tempo e dinheiro são consumidos, gerando frustração e ainda maior aversão à inovação. Falo sobre modelo mental. Disposição e paixão pela mudança.

2. Aspecto Processual:

Para que inovar se meus processos estão andando há muito tempo e de forma adequada? 

Sabemos que as melhorias de processo têm se dado, na maior parte das vezes, por ferramentas de gestão ou por revisões na estrutura corporativa. Isso é necessário, mas afirmo que transformação digital é fator fundamental para mudanças de patamar de custos, eficiência, desempenho, segurança, prontidão e celeridade. Considere que muitas inovações tecnológicas surgiram recentemente e, quando seus atuais processos foram criados e implantados na organização, algumas dessas soluções sequer existiam ou ainda eram embrionárias.

Muitas vezes, por conta desse gap temporal, nós sequer as conhecemos, sob o ponto de vista da aplicação em nosso negócio. Em síntese, conhecemos bem nossos problemas e nossas dores, mas não conhecemos algumas tecnologias que podem resolver tais problemas ou reduzir as nossas dores.

3. Aspecto Empresarial:

Tudo bem. Quero promover a mudança e já sei onde posso implantá-las no meu processo, as questões passam a ser: 

Os investimentos tecnológicos valem a pena ou são de grande monta? As mudanças são de implementação rápida para produzir as respostas a que se propõe? Quem sabe traduzir essa linguagem técnica para minha linguagem de negócios, a fim de identificar onde e como a transformação digital pode gerar valor para mim e meu negócio? 

Preciso fazer diferente pois outras empresas que atuam no meu segmento estão se apropriando dessas transformações digitais, tornando-se mais competitivas. Mas não pode ser a qualquer custo…

E é exatamente por conta do aspecto empresarial que muitas tecnologias não viram realidade nos processos e nos negócios. Projetos inovadores muitas vezes não sobrevivem por não gerar valor. Altos investimentos e longo tempo de implantação (instalações, treinamentos etc.) são algumas das razões para tal insucesso.

Como a IOTIZA pode me ajudar?

A. Entendimento e Projeto de Transformação Digital atrelado ao seu negócio, com a linguagem do seu negócio, para gerar valor ao seu negócio, de forma customizada e faseada no tempo, com etapa formal de degustação sem custo para sua empresa.

B. Entrega de tecnologias que não requeiram investimentos de aquisição e de manutenção. Sua empresa contrata por uma assinatura mensal de serviço e nada mais.

São milhares de aplicações possíveis, desde rastreamento de cargas de alto valor, até verificação de funcionamento de sistemas de produção, passando por alarmes de inconformidades ocorridas na operação.

Se você achou interessante, conecte-se conosco. Vamos até sua empresa ouvir os problemas e as dores, desenhamos a solução customizada e oferecemos um período de degustação grátis da solução.